FoodTech EXPO II

A maior exposição virtual de foodTechs startups da América Latina

Dias
Horas
Minutos

Dia 19 de Março

Workshop

Novos Ingredientes e Proteínas Alternativas: Um Roteiro de Ações para o Brasil.

Fundador e CEO do Food Tech Hub Brasil

  • Engenheiro de Alimentos 1982 – UNICAMP;
    • MBA  Fundação Getúlio Vargas  1987;
    • :Marketing Strategy – Columbia University;
    • Mergers and Acquisition – Wharton University;
    • IMD – in Company  Danisco Ingredients.
  • CEO da Danisco Ingredients

 

FOUNDER FOOD MOUNTAIN

Roger van Hoesel é graduado em Economia Internacional e Economia de Negócios na Erasmo em Roterdã, Holanda, em 1989. Ele defendeu sua tese de mestrado na mesma Universidade com o tema da internacionalização de empresas coreanas e taiwanesas.
Tornou-se professor assistente na Universidade Erasmus em 1991 e em 1997 juntou-se à Buck Consultants International BV, uma empresa especializada no desenvolvimento de estratégias para novos mercados. De 1999 a 2004, trabalhou na Rijnconsult e ajudou muitas empresas a redefinir suas estratégias e converter essas estratégias em ações concretas de mudanças organizacionais
Com o início oficial do FOOD VALLEY em Wageningen, Holanda, em 2004, Roger foi contratado como CEO. O Foodvalley desenvolveu uma empresa líder em apoiar empresas em seus esforços em inovação. No FOOD VALLEY inúmeros projetos nacionais e internacionais de inovação colaborativa foram desenvolvidos. Em 2019, o Foodvalley iniciou seu primeiro programa de aceleração na indústria alimentícia. Roger está envolvido na montagem de vários aglomerados em vários países, inclusive Brasil
Roger atua como conselheiro da incubadora da Startlife, Agrytech no Líbano e Semana Nacional sem CARNE.

CEO EIT Food
Antes de ingressar na EIT Food, Andy construiu e transformou vários negócios na Europa e nos EUA, e mais recentemente projetou uma saída bem sucedida  do Serviço de Inovação Aberta Nine Sigma, que ele dirigiu por 10 anos. A maioria dos clientes da Nine Sigma é da indústria da cadeia de alimentos. Outros trabalhos de sua carreira incluem 6 anos na KPMG Consulting, onde construiu uma estratégia internacional  de telecomunicações, e 5 anos na Vanco plc, onde como CEO América do Norte e Europa Central ele fez parte da equipe executiva que tornou publico negócio da Bolsa de Valores de Londres. Andy ingressou na EIT Food como CEO em novembro de 2018.
Andy é mestre em Administração de Empresas e Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Berlim, e obteve um doutorado com tese sobre a Gestão de Inovação (Aberta) da RWTH Aachen.

Secretário de Inovação MAPA

Cleber Oliveira Soares é Diretor-Executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996), onde também desenvolveu seu mestrado em Parasitologia Veterinária (1998) e o doutorado em Ciências Veterinárias (2002).

Com experiência nas áreas de parasitologia, doenças zoonóticas, biotecnologia, imunologia e genômica aplicada à saúde animal, tem atuado nos últimos 15 anos em gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação para o agronegócio. Iniciou sua carreira como pesquisador da Embrapa Gado de Corte em 2001, onde também foi Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (2005 a 2010) e Chefe-Geral (2011 a 2017). É membro de diversos comitês, conselhos e fóruns nacionais e internacionais, como a Rede Global de Pesquisa e Inovação em Sanidade Animal (Star-Idaz) e o Fórum do Futuro.

Cleber defende a ciência e inovação como eixos vitais para a sustentabilidade e protagonismo do Brasil como grande produtor mundial de alimentos, fibras e energia. Acredita que, na convergência entre economia digital e agricultura, os consumidores serão os grandes beneficiados, com mais transparência, segurança e rastreabilidade dos produtos que consomem.

 

Diretor global de inovação e novos negócios – BRF

Com vasta experiência no setor de alimentos e bebidas, tanto em empreendimentos próprios como em grandes companhias como Pepsico e BRF.

Hoje lidera a transformação do portfolio da BRF, com lançamentos marcantes como Mac’n Cheese, Veg & Tal, Orgânico e as marcas pet Gud e Balance.

Head para América Latina da Coperion

Jürgen Klaus, tem 57 anos, é formado em engenharia mecânica e fez pós-graduação em economia.

Ele entrou na Coperion em Stuttgart, Alemanha, em 1989 onde iniciou sua carreira na área de vendas. Em 1999 ele se mudou para o Brasil atuando como diretor e sendo responsável pelos negócios da América do Sul.

Gerente Geral Givaudan Brasil e Head da Divisão de Taste & Wellbeing ( Aromas)

Experiência e Liderança em negócios BtoB e BtoC.

Liderança Comercial em companhias como Xerox, P&G, Givaudan.

Experiência em operações relacionadas a indústria de Alimentos,

Bebidas, Produtos de Consumo Pessoal e Limpeza.

Bacharel em Ciência da Computação, Pós Graduação Marketing.

VP Research & Innovation, Quality and Food Safety Danone LATAM

Graduado em Química na Universidade de Buenos Aires com estudos de pós integrado em tecnologia de alimentos.

25 anos de experiencia em roles executivos em grandes companhias de alimentos, trabalhando principalmente na área de pesquisa, desenvolvimento, inovação e qualidade em diferentes categorias de alimentos em diferentes países, Argentina, México, Brasil, Francia, tendo experiencia de liderança equipes de trabalho tanto a nível local, como também regional e global. Tem mais de 4000 produtos lançados a nível mundial durante sua amplia trajetória com muitos sucessos assim como também inumeráveis aprendizagens.

Diretor de Assuntos Regulatórios e Cientificos– ABIA

Farmacêutico Bioquímico e Bacharel em Direito com 25 anos de experiência na gestão de Assuntos Regulatórios e Científicos desenvolvida em empresas multinacionais de grande porte como Danone, Unilever, Mondelez e Nestlé com importante atuação junto às Associações de Classe como ABIA, ABIAD, GENE e organizações científicas como ILSI e órgãos reguladores como ANVISA, Ministério da Agricultura, Codex Alimentarius, Mercosul e outros.

Gerente Sênior de Nutrição & Saúde América Latina na Unilever

Formação- Mestrado em Saúde Pública, USP, Brasil- Pós Graduação em Gestão de Negócios pela ESPM, Brasil- Pós graduação em Marketing Alimentario, CESMA, Espanha- Especialização em Laboratório de Saúde Pública, USP, Brasil- Graduação em Nutrição, USP, Brasil- Graduação em Biologia, USP, Brasil Experiência.

Fernanda trabalha como Gerente Sênior de Saúde e Nutrição para América Latina na Unilever. Trabalhou por 3 anos na Unilever Holanda, como Gerente Global de Saúde e Nutrição. Anteriormente, trabalhou como Gerente de Health Marketing na Danone.

Fernanda foi também professora de ciências na rede Municipal de ensino por 4 anos. “Trabalho há mais de 10 anos em indústria de alimentos e me orgulho de poder, dentro da indústria, trabalhar com meu propósito de vida: Difundir mensagens fáceis, porém verdadeiras, empoderando pessoas a tomarem decisões de vida mais saudáveis.”

Co-fundador da Ecosystem Navigators, CEO da CONEXYS
 
Ecologista, Chris entende a importância das relações entre os atores em um ecossistema. Em sua carreira, os relacionamentos se tornaram cada vez mais importantes. Trabalhou com organizações de pesquisa, governo e indústria em uma ampla gama de setores (incluindo marítimo, waterworks, agricultura, alimentos e química). Sua verdadeira profissão e paixão é entender e aplicar relações comerciais. Trabalhar com pessoas para alcançar novos objetivos comuns, seja liderando ou treinando, tem um escopo de aplicação muito mais amplo do que apenas a pesquisa.

Dr. Schlüter é coordenador do programa de pesquisa sobre “Qualidade e segurança de alimentos e ração” no Instituto Leibniz de Engenharia Agrícola e Bioeconomia (ATB). Oliver Schlüter também é chefe do grupo de trabalho da ATB sobre bioativos alternativos e processamento avançado de alimentos e vice-chefe do Departamento de Engenharia de Horticultura. É professor adjunto da Universidade de Bolonha e professor da Universidade de Copenhague e está supervisionando estudantes de doutorado, estudantes de mestrado e bacharelado.

Seu trabalho de pesquisa se concentra em tecnologias emergentes na produção primária de alimentos (por exemplo, frutas, legumes, ervas, especiarias, grãos, insetos comestíveis) e processamento de alimentos frescos (alta pressão, ozônio, plasma etc.), otimização e inovação das etapas de processamento ao longo da cadeia alimentar de perecíveis, incluindo monitoramento de qualidade e segurança. Dr. Schlüter é autor de cerca de 200 publicações e apresentou mais de 350 artigos em conferências.

Entre outros, o Dr. Schlüter é presidente do Conselho Técnico do CIGR Seção VI: Bioprocessos, Presidente do Comitê Permanente de Desenvolvimento e Educação de Carreiras da EFFoST, representante alemão da IFA (ISEKI Food Association) e GHI (Global Harmonization Initiative) e membro geral da Divisão de Engenharia de Alimentos do IFT. É membro do conselho editorial da Innovative Food Science and Emerging Technologies, Journal of Insects as Food and Feed, International Journal of Food Science e Coeditor do livro intitulado “Plasma Frio em Alimentos e Agricultura”, Academic Press, Elsevier.

Coordenador-Geral de Inovação Aberto no MAPA

É Doutor em Desenvolvimento Sustentável (UnB) e Mestre em Administração (UFSC). Tem Especialização em Relações Internacionais (UnB), Gestão Local e Serviços Públicos (Ryukoku University, Japão) e MBA em Fitossanidade (IAC). Pesquisador da Embrapa já tendo ocupado os cargos de Chefe da Secretaria de Inovação e Negócios; Gerente de Inovação e Supervisor da Coordenadoria de Inovação e Negócios na Embrapa Sede. Já teve passagens em instituições de Ensino e Pesquisa e em organismos internacionais. Atualmente exerce o Cargo de Coordenador-Geral de Inovação Aberto no MAPA. Trabalha com os seguintes temas: Gestão da Inovação; Transferência de Tecnologia; Modelagem de Negócios; Startups; Agritechs e FoodTechs; Prospecção e Avaliação de Impacto de Tecnologias.

Gerente-Geral de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Nutricionista, graduada pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Qualidade em Alimentos também pela Universidade de Brasília, Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária pela Fiocruz e mestranda em Administração Pública pela FGV. Ingressou na Anvisa em 2005, possuindo 16 anos de experiência na área de regulação e vigilância sanitária de alimentos. Em dezembro de 2015, foi nomeada Gerente-Geral de Alimentos, cargo que ocupa até o momento.

Representante da Finep no Comitê da Agricultura 4.0

Economista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com qualificações em Bioeconomia e Propriedade Intelectual. Ocupa a Superintendência da Área de Inovação 3 da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, atuando na formulação e execução de Políticas Públicas aplicadas a empresas e Instituições Científicas e Tecnológicas ligadas aos setores de Saúde, Agronegócios e Biocombustíveis. É membro titular da Rede Vírus MCTI que definiu as ações de ciência e tecnologia do combate a COVID-19 e do GT-Farma que discute a inovação do setor farmacêutico brasileiro. Adicionalmente, responde pela Finep junto ao Comitê da Agricultura 4.0. Como gerente do Departamento de Processos Industriais foi responsável pela elaboração do Plano de Apoio a Inovação e Diversificação da Indústria Química – PADIQ e do Inova Mineral lançados pela Finep. Também ocupou por dois anos a Gerência do Departamento de Saúde e Química representando a Finep junto ao Ministério da Saúde na execução da Política para Desenvolvimento Produtivo – PDP.

Gerente Executiva de Assuntos Públicos, Ciência e Sustentabilidade da Bayer

Silvia Menicucci é Gerente Executiva de Assuntos Públicos, Ciência e Sustentabilidade da Bayer e participa da liderança da Comissão de Propriedade Intelectual da International Chamber of Commerce. Doutora, Mestre em Direito Internacional e graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, possui também especialização em Public Affairs & Advocacy pela School of Public Affairs – American University, e formação em Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral. Ao longo de sua carreira, atuou como especialista na Área de Assuntos Internacionais da CNI, gerente executiva do Departamento Jurídico da Apex-Brasil, advogada do escritório Mattos Filho, e consultora na KPMG e na PWC. Silvia também atuou como parecerista em solicitações de refúgio no âmbito da parceria entre o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e a sociedade civil, realizou atividades de pesquisa na Universidade das Nações Unidas em Tóquio, na Harvard School of Law, e estágio  na Comissão de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em Nova Iorque. Com pesquisas e publicações na área de comércio internacional, desenvolvimento sustentável e direitos humanos, atuou também como docente nos cursos de Direito e Relações Internacionais na PUC-Rio e no Uniceub.